top of page
  • cleverfernandes196

DOIS ANOS SEM BELCHIOR

Hoje, dia 30 de abril de 2019, completam dois anos do falecimento do poeta cearense Antonio Carlos Belchior, ao longo deste mês algumas rádios, sites, teatros fizeram homenagens ao poeta. No Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano, aconteceu de 05 a 28 de abril, um musical intitulado Belchior: ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro. Como o diretor e organizador do evento, Pedro Cadore, no material de divulgação, explicou: o espetáculo não tinha intenção representar o cantor, mas criar um diálogo entre o cantor e a plateia, a partir do personagem o Cidadão Comum.  Aqui no blog queremos apenas registrar nossa admiração por Belchior, apresentado alguns versos imortalizados por ele nas seguintes canções:

1. ALUCINAÇÃO

“A minha alucinação É suportar o dia-a-dia E meu delírio É a experiência Com coisas reais”

“Amar e mudar as coisas Me interessa mais”

2. CORAÇÃO SELVAGEM

“Não quero o que a cabeça pensa eu quero o que a alma deseja Arco-íris, anjo rebelde, eu quero o corpo tenho pressa de viver”

“E esse jeito de deixar sempre de lado a certeza E arriscar tudo de novo com paixão Andar caminho errado pela simples alegria de ser”

3. SUJEITO DE SORTE

“Ano passado eu morri mas esse ano eu não morro Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro”

4. APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO

“Não se preocupe meu amigo Com os horrores que eu lhe digo Isso é somente uma canção A vida realmente é diferente Quer dizer Ao vivo é muito pior”

5. VELHA ROUPA COLORIDA

“Você não sente nem vê Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo Que uma nova mudança em breve vai acontecer E o que há algum tempo era jovem e novo Hoje é antigo E precisamos todos, todos rejuvenescer”

6. NA HORA DO ALMOÇO

“Cada um guarda mais o seu segredo, A sua mão fechada, a sua boca aberta, O seu peito deserto, a sua mão parada, Lacrada, selada, molhada de medo”

7. COMENTÁRIOS A RESPEITO DE JOHN

“Sonho e escrevo em letras grandes (de novo) Pelos muros do país”

8. DIVINA COMEDIA HUMANA

“Deixando a profundidade de lado Eu quero é ficar colado à pele dela noite e dia Fazendo tudo e de novo dizendo sim à paixão, morando na filosofia

Eu quero gozar no seu céu, pode ser no seu inferno Viver a divina comédia humana onde nada é eterno”

9. PARALELAS

“Como é perversa a juventude do meu coração Que só entende o que é cruel, o que é paixão”

10. PEQUENO PERFIL DE UM CIDADÃO COMUM

“A morte o carregou, feito um pacote, no seu manto Que a terra lhe seja leve”

11. PALCO SECO

“E eu quero é que esse canto torto Feito faca, corte a carne de vocês”

Agradecimento especial ao NERTAN SILVA-MAIA, amigo e colaborador deste blog, pela caricatura do Belchior.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kafka

@2020 gerenciado por Jéssika Miranda 

bottom of page